quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Laeosopis roboris


Identificação:

A Laeosopis roboris é uma espécie de lepidóptero diurno de coloração predominantemente castanha na face inferior de ambos os pares de asas. Nesta face é também bastante notório o tom alaranjado nas margens externas das asas ligeiramente mais intenso na fêmea e com pequenas denticulas negras. A face superior apresenta-se de coloração surpreendentemente contrastante em tons de escuros com apelativos tons violeta menos pronunciados na fêmea.

A espécie hiberna na fase de ovo sendo a lagarta de tom verde com uma linha lateral mais clara. A fase adulta pode ser observada entre Maio e Julho durante as primeiras horas da manhã por vezes em grandes números.

Espécies similares:

Em Portugal existe apenas uma espécie semelhante Neozephyrus quercus que se pode facilmente distinguir por esta não apresentar o tom laranja na face inferior.

Distribuição:

Na Europa pode ser encontrada na Península Ibérica e no Sudeste de França. Em Portugal é uma espécie presente em quase todo o território continental.

Habitat:

A espécie pode ser observada entre os 200 e os 1000m de altitude sempre em proximidade de linhas de água com a presença de freixos dos quais a lagarta se alimenta.

Alimentação:

Enquanto lagarta a espécie alimenta-se das folhas de Freixo (Fraxinus angustifolia), os adultos são frequentemente observados a alimentar-se de Umbelíferas (ex. Funcho Foeniculum vulgare).

Medias de conservação:

As principais medidas que poderão beneficiar esta espécie passarão pela preservação e recuperação de linhas de água e o aumento do conhecimento sobre a biologia, ecologia e distribuição da espécie.

Dimensões:

Esta espécie tem uma envergadura compreendida entre os 25 e os 33 milímetros.

Estatuto de conservação:

Em Portugal parece ser uma espécie comum e, em principio, não ameaçada.

Observações:

Esta espécie foi observada e fotografada no final de Julho de 2009 na região de Bemposta (conselho de Mogadouro) dentro dos limites do Parque Natural do Douro Internacional – PNDI.

Referências e Sites:

Maravalhas, E. (ed.), 2003, As Borboletas de Portugal. Porto.

Tolman, T. e Lewington, R., 2008, Collins Butterfly Guide: The Most Complete Field Guide to the Butterflies of Britain and Europe, England.

Sariot, M.G.M., 1995, Mariposas Diurnas de la Provincia de Granada. Granada.

http://www.tagis.org/

http://www.eurobutterflies.com/

http://lepidopteros.no.sapo.pt/

1 comentário:

Paulo Barros disse...

Embora esta espécie tenha uma distribuição ampla e de ocorrência comum, a sua observação não é assim tão comum, visto que passa grande parte do seu estado adulto a esvoaçar entre as copas das árvores, descendo à altura do solo apenas para se alimentar.
Paulo Barros

Enviar um comentário