sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Bicha-cadela, um insecto a conhecer



Pode não ser o insecto mais interessante e pode mesmo inspirar algum receio mas, bem vistas as coisas, há sempre algo a aprender.
Um destes dias de campo, comecei a ver, um pouco ao longe, sobre uns xistos alguns insectos que levantavam voo. Dava a ideia de serem formigas de asa a dispersar mas, pareciam um pouco mais “gordas”… Quando me aproximei vi que era uma grande quantidade de bichas-cadela Forficula auricularia que, aproveitando um pouco o calor do sol, desdobravam as suas asas (que eu nem sabia que tinham) e tentavam levantar voo. Fiquei com alguma curiosidade sobre este insecto e fui procurar mais informação.

Grupo de bichas-cadela a apanhar sol
 
Este insecto é da ordem dermaptera termo que provém do Grego e junta duas palavras: pele (derma) e asas (pteron), fazendo referência às asas membranosas destes insectos deste grupo sempre protegidas por um segundo par de asas rígidas, os élitros. Outra importante característica deste grupo é a alteração dos cercus que, neste grupo, assumem a forma de pinças ou fórceps (tendencialmente mais curvos e fortes nos machos e mais esguios e rectos nas fêmeas).

Algumas bichas-cadela a desdobrar as asas


As Bichas-cadela são insectos omnívoros que se podem alimentar de matéria vegetal em decomposição ou de outros insectos como os afídios ou os pulgões. Por este facto podem ser importantes auxiliaries da agricultura biológica embora alguns autores as considerem prejudiciais por também se alimentarem de algumas plantas agrícolas. 
 
Um indivíduo a desdobrar as asas com o auxílio das pinças

Quanto ao seu ciclo de vida, esta espécie apresenta um desenvolvimento com metamorfoses incompletas (hemimetabólico) podendo passar por 4 a 6 instares até atingir a sua forma adulta. A fêmea pode pôr entre 20 a 80 ovos numa câmara sob a manta folhosa ou sobre o solo, que guarda, cuida e limpa impedindo o aparecimento de fungos até à eclosão.  

Pormenor da asa de voo de Forficula auricularia

Apesar das lendas e rumores de que estes insectos são venenosos e de que podem entrar para os nossos ouvidos, estes animais são inofensivos podendo apenas beliscar-nos levemente com as suas pinças se se sentirem ameaçadas.

Um indivíduo em voo

22 comentários:

Manuela Marques disse...

Desfez um mito que me fazia odiar estes bichinhos, tão comuns na minha casa! :) Obrigada :)

Emanuel Ribeiro disse...

Ora essa :) não há nada a agradecer. O objectivo do nosso Blog passa também por aí. Obrigado por nos acompanhar. :)

Konigvs disse...

Também as encontro frequentemente e sempre em grande número por casa, normalmente debaixo de qualquer coisa (como vasos) a servir de abrigo. Até numa caixa-ninho já encontrei dezenas (ou centenas) delas! Já agora aproveito para questionar se tem ideia de que espécie de cobra é esta:http://4.bp.blogspot.com/-sCznpxXRhzQ/Vpq28TMy6PI/AAAAAAAAJ30/rucUlO4Kxyw/s1600/DSC_0032_1.jpg
Encontrei-a em janeiro, mas sem um manual não faço ideia de que bicho seja.

Emanuel Ribeiro disse...

Olá. Essa cobra parece ser uma cobra de ferradura. Também já encontrámos uma aqui no nosso blog. :)

http://umdiadecampo.blogspot.pt/2013/03/repteis-dois-em-um.html?m=1

eu... disse...

Boa noite e não existe nenhum remédio para que elas não entrem para casa?

eu... disse...

Boa noite e não existe nenhum remédio para que elas não entrem para casa?

Emanuel Ribeiro disse...

Olá,

que eu tenha conhecimento não existe nenhum produto químico que possa evitar a entrada destes animais. A melhor solução será tentar reduzir os locais por onde elas entram como, por exemplo, por baixo das portas ou frestas das janelas.

Obrigado por acompanhar o nosso blog.

Joao paulo disse...

Pretendo ter um de estimação , mas não se oqhe dar para ele comer , coco ? Alface ? Mosca ele nao comeu ! Só deu umas rabadas

Emanuel Ribeiro disse...

Olá João Paulo,

Tal como digo no post,"As Bichas-cadela são insectos omnívoros que se podem alimentar de matéria vegetal em decomposição ou de outros insectos como os afídios ou os pulgões."
Já sobre querer este insecto como animal de estimação, nós aqui no blog, gostamos mais de poder conhecer e observar os animais livres na natureza a contribuir, de alguma forma, para a manutenção dos equilíbrios naturais.

Cumprimentos.

Unknown disse...

É normal elas aparecerem nos colchões da cama?

Unknown disse...

elas nos podem comer eu n faço ideia e como vamos saber se elas estam nos nossos ouvidos é mau telas em casa

Unknown disse...

elas nos podem comer eu nao sei e como podemos saber se elas estam nos nossos ouvidos?

Raquel/ disse...

Um bichinho desses me picou no braço,doeu por alguns segundos depois ficou dolorido na regiâo da picada,eu tenho pavor deles...

Luís Fernandes disse...

Hoje o meu pai à sobremesa cortou um morango grande ao meio e da cavidade interior (que às vezes ocorre nos frutos maiores) saiu uma bicha-cadela que o meu pai, infelizmente, prontamente matou pois odeia bichos! Só depois de matutar um pouco atinámos com o nome do insecto: bicha-cadela! Já não via um insecto destes há muito tempo! Todos achámos o caso curioso e certamente muito raro! Ah! Tínhamos previamente lavado bem os morangos (sob água corrente e mergulhados durante vários minutos) e só depois removido a polpa e folhinhas em forma de coroa que rodeiam o pé na base dos morangos. Local: Miranda do Douro, Portugal.

RODRIGO disse...

estes bichinhos têm tendencia a se agruparem muito, algo que não entendo
onde tem uma podem estar uma duzia

Vitor disse...

elas devoram os crisântemos, como usar um afugentador ou solução mais inócua para afugentar as bichas-cadelas dos crisântemos?
..também tenho pés de morangos, que se enchem de piolhos e formigas a enterrar os rebentos dos morangueiros com terra, coisa mais bizarra...já sabia que elas protegem e transportam os piolhos, para lhes extrair os melaço, mas desconhecia esta façanha em levar terra e tapar os rebentos novos e flores dos morangueiros (qual será o objectivo?) e que tipo de formigas são estas e como afugentá-las? Já tentei a solução de água com alhos a demolhar durante 24H...mas não parece matar ou afugentar as formigas pois continuam a construir os seus castelos de terra nos morangueiros... Já não faltava as lesmas e caracóis, que agora tenho as formigas a sufocar o meus morangueiros! :,(

Sara disse...

Nós vivemos nesta casa mais conhecida por planeta terra, vivemos numa terra de ninguém, todos os seres, animais, plantas etc fazem parte deste lindo planeta. Todos temos a nossa cota de importância (ou não ��) somos todos precisos, mas o interessante é que se algum animal/bichinho desaparecer da face da terra existe um desiquilíbrio na natureza. Ao contrário se o ser humano for extinto o planeta entra em regeneração ������ Para nós alimentar a indústria destrói milhares de hectares e toda a vida natural-fauna e flora. Esgota os recursos até ao tutano, como não deixar q os bichos tb comam, vivam......

Afonsinhodocondado disse...

Agradeço a partilha de conhecimento!

Unknown disse...

Caramba sempre os mesmos comentarios que o ser humano nao Faz falta no planets..entao quem diz isso pode começar por eles(as)mesmos e se aniquilarem. Mas onde vao buscar essas ideias... Porque é bom ser do contra e engolir ignorancia de outros.

Unknown disse...

Vejo este bicho muitas vezes e sempre com receio dele.nao sei pork!!e vim pesquisar so agora por causa de uma noticia em sua relaçāo.uma māe viu um bicho cadela entrar no nariz do seu filho sem saber o k fazer...e la conseguiu tirar com uma pinça e chamou o 911...nao foi em Portugal isto....ja aprendi sobre o bicho nem sabia k tinha asas...obrigada

Zeca disse...

Acabo de descobrir estes bichos que eu conhecia pelo nome de " tesouras" , nunca tinha ouvido falar que têm asas . . . associo isto a uma coisa , doença a que chamam de zona , uma mordida basta para começar a infeção . Do que eu conheço todas as pessoas que tiveram Zona observaram uma bicha destas por muito perto .

Anónimo disse...

Mano pensei que entrassem nos ouvidos kkkkk todos que eu conheço falam que entram nos ouvidos e todos tem medo

Enviar um comentário