sábado, 7 de maio de 2016

Myotis myotis o “peneireiro” dos morcegos


Em Portugal o morcego-rato-grande (Myotis myotis) é uma espécie colonial, de ocorrência mais frequente no norte e centro do nosso País.


È um espécie eminentemente cavernícola, podendo ocasionalmente utilizar edifícios.


A particularidade desta espécie é que uma das poucas espécie europeias especializada em predação epigeica de invertebrados não voadores, que captura no solo em campo aberto.


A sua dieta é composta por aproximadamente 80% de invertebrados da Ordem dos Coleoptera (Carabidae, Silphidae, Cerambycidae, Curculionidae e Scarabaeidae) e os restantes 20% por insetos da Ordem dos Lepidoptera, Diptera, Chilopoda e Araneae.


Esta espécie quando caça, voa a 30-70 cm acima do solo (ou superfície de caça), localizando as suas presas, não por ecolocalização como a maioria dos morcegos da nossa funa, mas pela audição do barrulho que os próprios insetos fazem.



As suas asas largas são uma adaptação morfológica evolutiva neste tipo de caça, que lhes permite após a localização das presas pairar durante 2-5 segundos para preparar o ataque e capturar a presa no solo, um comportando muito típico de algumas aves de rapinas como por exemplo o peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus).



Sem comentários:

Enviar um comentário