Uma das principais medições que recolhemos no estudo de morcegos é o comprimento do antebraço (medição entre o cotovelo e o pulso), esta medição, além ser fácil de recolher é uma medição “standard” que minimiza os erros de leitura e medidores. Na identificação de morcegos, a medição do antebraço é de extrema utilidade, pois permiti-nos situar um morcego num conjunto restrito de espécies possíveis. De tal forma, que a primeira “cábula” que fiz (em 2003) para levar para o campo quando foi um gráfico síntese das medições dos antebraços dos morcegos.
Como já referido em outros post (aqui, aqui, aqui, aqui ou aqui), a identificação dos morcegos não é feita apenas numa característica mais sim num conjunto de características, medições e às vezes até de comportamentos. Relativamente à medição do antebraço, pode em alguns casos ser a característica principal distintivas das espécies do mesmo género, como por exemplo a distinção das 3 espécies que temos de Nyctalus, nas quais a medição dos antebraços do N. leisleri (39,3-45,5mm), N. noctula (48,1-55,3) e N. lasiopterus (64,1-67,9), não se sobrepões e são perfeitamente discriminatórias. Embora o P. austricus tendencialmente seja maior que o P. auritus a variação interespecífica é grande, pelo que as medições dos antebraços neste género (Plecotus) sobrepõem-se, não sendo uma característica discriminatória
Frequência dos tamanho dos antebraços dos Plecotus
Variabilidadedos do tamanho dos antebraços nos Plecotus
Tal como ma maioria das espécies da família dos Vespertilionidae, as duas espécies de Plecotus que temos no nosso território Continental apresentam um dimorfismo sexual bem evidente, apresentado fêmeas maiores e mais robustas que os machos. Contudo, a particularidade entre estas duas espécies é que variabilidade morfológica interespecífica sexual é contrária. Ou seja, enquanto que no Plecotus auritus a fêmea apresenta uma variabilidade morfológicas maior, no caso do Plecotus austriacus essa variabilidade é maior no macho.
Plecotus auritus
Variabilidade do antebraço no Plecotus auritus
Plecotus austriacus
Variabilidade do antebraço no Plecotus austriacus
P. S.: Os dados apresentados referem-se apenas a indivíduos capturados em Portugal. Constituídos por medições de 28♂♂:31♀♀ Plecotus auritus e 40♂♂:37♀♀.Plecotus austriacus.
Sem comentários:
Enviar um comentário