segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Apontamentos sobre ecolocalização



De uma forma muito generalista a ecolocalização dos morcegos consiste na emissão de sons (pela boca e/ou nariz) e na interpretação do eco que é provocado pelas estruturas existente na sua envolvente. Todas as nossas espécies utilizam a ecolocalização para navegar, caçar e socializar. Cada uma das espécies possui características acústicas particulares induzidas pela sua fisionomia e determinantes para a sua biologia.

Esquematização da ecolocalização

A evolução da frequência do sinal (nas ordenadas) em função do tempo (nas abcissas), permite observar a estrutura dos pulsos, que é uma das caracteristica para destinguir espécie géneros ou grupos de espécies.

Estrutura do pulso

Os nossos morcegos emitem ultrassom entre os 10 e 150kHz e cada espécie utiliza uma gana de frequência específica, de um modo geral, quanto mais pequena é a espécie mais agudos são as vocalizações e quanto maior for a espécie mais graves são as vocalizações.
O ambiente envolvente e comportamento dos morcegos induzem igualmente variações de frequências dentro de cada uma das espécies. Geralmente quanto mais aberto for o espaço (mais longe estiverem os objetos) mais baixa é a frequência dos pulsos (vocalizações) e menor é a largura da banda (diferença entre a frequência máxima e mínima) e inversamente em espaços fechados.
A intensidade da emissão de um pulso (“volume”) é proporcional ao tamanho dos indivíduos e varia entre 120 e 133dB, este fator é o responsável pela distância de propagação do som e consequentemente influência a distância de deteção das diferentes espécies por um detetor de ultrassons.
Os nossos morcegos emitem em média um pulso (vocalização) a cada batimento de asa, que pode varia de 1 a 25 vocalizações por segundo! Este ritmo vária em função do comportamento e da distância de "observação" (ecolocalizar) de cada indivíduo, quanto mais perto estiver um morcego de um objeto, mais aumenta o ritmo de emissão dos pulsos e a menor é a duração dos pulsos.
 Ouvir os ultrassons através de material especializado (detetores de ultrassons) permite detetar imediatamente a presença de morcegos, contudo a detetabilidade das espécies não é homogénea, com efeito, a atenuação do som no ar é proporcional a sua frequência. Assim, a distância de deteção de um morcego depende da espécie.

Distância indicativa de deteção das diferentes espécies através de um detetor de ultrassons

Sem comentários:

Enviar um comentário