sábado, 3 de maio de 2014

Cobra-lisa-meridional (Coronella girondica)




A cobra-lisa-meridional (Coronella girondica) é um ofídio de pequeno tamanho, cabeça pequena e cauda relativamente curta. Tem o dorso e flancos geralmente de cor pardacenta, com uma linha de manchas transversais pelo dorso, no ventre destacam-se as manchas quadrangulares escuras sobre um fundo claro, formando um axadrezado. Na parte dorsal da cabeça tem uma mancha escura em forma de U. De cada lado da cabeça, tem uma linha escura que atravessa o olho e se prolonga pela placa frontal, onde se unem. 
 



 

A sua distribuição inclui o Nordeste de África e o Sudoeste da Europa (Península Ibérica, França e Itália). Ocupa uma grande variedade de habitats naturais, pelo que pode ser considerada como generalista. No Norte da sua distribuição ocupa principalmente vertentes viradas a Sul e no Sul prefere encostas viradas a Norte. Fundamentalmente saurófaga, as suas presas principais são lagartixas e em menor percentagem, a sua dieta também pode incluir, licranços, ovos de répteis, micromamíferos, crias de aves e artrópodes. Farejadora ativa, durante o crepúsculo procura a suas presas nos refúgios, visto que a maioria das suas presas são diurnas.


Como estratégia antipredatória, exibe mimetismo batesiano (capacidade de imitar outra espécie) com as víboras. Está ativa entre Março e meados de Novembro e o seu ciclo circadiano é preferencialmente crepuscular ou noturno, sendo que é uma espécie tigmotérmica (capacidade de absorver calor de superfícies) com sistema de termorregulação.


A identificação da cobra-lisa-meridional (Coronella girondica) requere algum cuidado visto que pode ser confundida com a sua congénere cobra-lisa-europeia (Coronella austriaca) as principais características que devemos ter em atenção são as seguintes:

  • Escamas supra labiais em contacto com o olho – na girondica são a S4 e S5 e na austriaca são a S3 e S4;
  • Número de escamas pré e pós-oculares - na girondica são duas e uma na austriaca são duas e duas;
  • Escama rostral - na girondica é arredondada e na austriaca é triangular;
  • Manchas escuras nos flancos e topo da cabeça - na girondica inicia-se na última supra labial e vai até ao olho infletindo para as frontais e na austriaca inicia-se na última supra labial e vai até ao orifício nasal;
  • Padrão do ventre - na girondica axadrezado de claro e preto e na austriaca é escuro mais ou menos uniforme.


Sem comentários:

Enviar um comentário