terça-feira, 30 de agosto de 2011

Noite Europeia dos Morcegos em Bragança


Foto de Ivone Fachada 

Inserida na XV Noite Europeia dos Morcegos, o Centro de Ciência Viva de Bragança, organizou uma actividade sobre morcegos “Venha conhecer os morcegos”, esta actividade contou com um público diversificado, incluindo famílias inteiras.
O sucesso desta actividade está bem reflectido neste vídeo.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Galeirões (Fulica atra) de Rotterdam

No passado mês de Abril, tirei uns dias para descansar onde fui até à Holanda e uma das cidades visitadas foi Rotterdam. Apesar da visita à cidade ser uma visita rápida e turística, fui sempre deitando o olho às aves com que me ia cruzando (pois fazia-me acompanhar de colegas que não ligam a aves e não pude despender muito tempo). As espécies observadas são comuns e de relativa facilidade de observação, contudo, fiquei admirado com a tranquilidade com que vivem no habitat urbano e a simbiose que existe com os habitantes da cidade… O que mais me chamou atenção foram alguns casais de Galeirão, que nidificam nos canais da cidade junto das margens, reunindo todo o tipo de materiais, tais como, ramos de árvore secos, todo o tipo de resíduos sólidos urbanos, plantas de jardim, entre outros, para efectuarem a plataforma e o respectivo ninho. Assim foi fácil fotografar os Galeirões na sua rotina de nidificação, não registando qualquer tipo de alteração de comportamento com a minha presença. Ficam alguns dos registos recolhidos.












sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Serra do Marão, Montesinho e Nogueira

O fim-de-semana passado foi dedicado aos morcegos.
 Grupo de escuteiros

Começou na Quinta-feira com uma acção de sensibilização dirigida a um grupo de escuteiros do Agrupamento de Vila Real, aproveitando a pernoite dos escuteiros junto às minas de Maria Isabel na Serra do Marão, juntei-me a eles e depois do jantar (uma “famosa” baguete da Campeã e uma cerveja) estivemos 3 horas a conversar sobre morcegos, ainda tivemos oportunidade de capturar alguns exemplares de Rhinolophus ferrumequinum e Myotis escalerai, que fizeram as delicias da maior parte dos presentes, que começaram à acção dizendo “Morcegos! Que feios! Aí que nojo!” e acabaram dizendo “Que fofos!”, esta é uma reacção muito comum entre a maioria das pessoas que nunca viram um morcegos de perto.
Na sexta-feira rumei para o Nordeste de Portugal em direcção a Montesinho, mais propriamente ao troço inicial do Rio Sabor, onde pude capturar alguns exemplares de Myotis Daubentonii e Pipistrellus pipistrellus.
 Plecotus auritus -:)

Já no Sábado o local de captura situou-se na vertente Oeste da Serra da Nogueira, num pequeno ponto de água (tanque), situado num lameiro rodeado por carvalhal perto de Refoios freguesia de Zoio, onde conseguimos capturar cinco espécies diferentes, Nyctalus leisleri, Plecotus austriacus, Plecotus auritus, Pipistrellus pygmaeus e Barbastella barbastellus, a curiosidade desta noite de captura foi que foram apanhados cinco indivíduos de cinco espécies diferentes, coisa que nunca me tinha acontecido!
Resumindo, este fim-de-semana foram obtidos dados de distribuição de 9 espécies diferentes.