quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Galeirões (Fulica atra) de Rotterdam

No passado mês de Abril, tirei uns dias para descansar onde fui até à Holanda e uma das cidades visitadas foi Rotterdam. Apesar da visita à cidade ser uma visita rápida e turística, fui sempre deitando o olho às aves com que me ia cruzando (pois fazia-me acompanhar de colegas que não ligam a aves e não pude despender muito tempo). As espécies observadas são comuns e de relativa facilidade de observação, contudo, fiquei admirado com a tranquilidade com que vivem no habitat urbano e a simbiose que existe com os habitantes da cidade… O que mais me chamou atenção foram alguns casais de Galeirão, que nidificam nos canais da cidade junto das margens, reunindo todo o tipo de materiais, tais como, ramos de árvore secos, todo o tipo de resíduos sólidos urbanos, plantas de jardim, entre outros, para efectuarem a plataforma e o respectivo ninho. Assim foi fácil fotografar os Galeirões na sua rotina de nidificação, não registando qualquer tipo de alteração de comportamento com a minha presença. Ficam alguns dos registos recolhidos.












1 comentário:

Poão disse...

Vale a pena referir também a gralha de nuca cinzenta (Corvus monedula) da primeira foto, que no sabugal não é muito comum. ;)

Enviar um comentário