Aproveitando o fim-de-semana mais comprido, fui ter com o João Gaiola ao Sabugal com o objectivo de realizar duas sessões de captura de morcegos.
Um dos pontos de amostragem foi o Rio Côa no seu troço superior onde o tipo de aves rípicolas abunda, como por exemplo do Merlo-de-água (Cinclus cinclus), o crepúsculo é o período do dia em que a actividade de aves e morcegos (em especial espécies do género Pipistrellus) se sobrepõe. Assim é relativamente frequente capturar acidentalmente deste tipo de aves, como por exemplo o Merlo-de-água (Cinclus cinclus), o Guarda-rios (Alcedo atthis) ou Maçarico-das-rochas (Actitis hypoleucos). Outra espécie que normalmente é apanhada nas redes de captura de morcegos é o Noitibó (Caprimulgus europaeus) que contrariamente às anteriores espécies, esta tem uma actividade que se sobrepões totalmente com a actividade dos morcegos.
Noitibó (Caprimulgus europaeus)
Guarda-rios (Alcedo atthis)
Maçarico-das-rochas (Actitis hypoleucos)
Merlo-de-água (Cinclus cinclus)
Relativamente aos morcegos os mais de cem metros de redes e as 7 horas de captura (distribuidas por duas sessões de captura) permitiu-nos capturar 23 indivíduos (1♀ de Myotis escalerai, 1♀ de Myotis mystacinus, 5♀ e 2♂ de Myotis daubentonii, 4♀ e 1♂ de Pipistrellus pipistrellus, 2♀ e 3♂ de Pipistrellus pygmaeus, 1♂ de Hypsugo savii, 1♀ prenhe de Plecotus auritus e 1♀ e 1♂ de Plecotus austriacus), distribuídos por oito espécies diferentes, o que representa aproximadamente 1/3 das espécies existentes em Portugal Continental.
Myotis escalerai
Myotis mystacinus
Plecotus auritus
Myotis daubentonii com uma infecção nos tragus
3 comentários:
Pena não ter podido estar presente nesta sessão!! Mais uma vez vejo que foi espectacular!! Para quando a próxima??
João Paula
Lá par o final do Mês estarei pela Serra da Estrela. A ver se consigo o feito do ano passado, uma coruja-do-mato ^_^!!!!!!!!!!
Diz-me as datas em que vais estar por lá para ver se consigo estar presente!! Este ano pode ser que te calhe um bufo real ;P... se as redes aguentarem
Enviar um comentário