terça-feira, 24 de maio de 2011

Escaravelho predador de anfíbios

O Epomis circumscriptus, é um escaravelho presente em Portugal Continental (Zaballos & Jeanne, 1994), este escaravelho de terra do género Epomis, tem um hábito alimentar muito particular, normalmente as larvas alimentam-se exclusivamente de anfíbios, enquanto que os adultos alimentam-se de invertebrados terrestre e vertebrados mortos.
Normalmente os anfíbios são predadores de insectos, contudo o que se passa com esta espécie é totalmente ao contrário. Uma investigação da Universidade de Tel Aviv, descobriu que esta espécie, além de se alimentar de anfíbios mortos, é capaz de os matar, pese embora o seu corpo seja por vezes 10 vezes inferior aos das suas presas.
A sua técnica apurada mata os anfíbios graças a uma mordedura nas costas, fazendo uma incisão e paralisando o sistema nervoso do anfíbio após pouco minutos. Depois, pouco a pouco e durante algumas horas, a presa é devorada começando pela patas anteriores e acabando na cabeça,

1 comentário:

Ana Gonçalves disse...

Ora aqui está um coleóptero fascinante! Se não estou em erro em Portugal está somente dado para duas localidades, uma no Algarve e outra no centro do país. Gosta de zonas com águas calmas...e claro está, com anfíbios. Gostaria de o encontrar pelo campo :-)
Já agora, parabéns pelo blog que tenho seguido com bastante atenção. Também tenho um desde há uns meses onde vou colocando algumas imagens mas está bastante modesto.

Enviar um comentário