sábado, 24 de fevereiro de 2018

Hibernação dos morcegos

A principal razão pelo qual os morcegos hibernam é fundamentalmente para minimizar o gasto energético. Pelo que acumulam gordura durante o verão e outono de modo a podem passar o inverno, quando o alimento escasseia ou é mesmo indisponível.
Os maiores perigos ou custos da hibernação é a exposição a predadores e algumas restrições fisiológicas, nomeadamente a diminuição da resposta imunológica e da síntese proteica. O torpor de inverno não é contínuo, os morcegos podem minimizar esses custos fisiológicos, diminuindo os períodos contínuos de hibernação, contudo a taxa de esgotamento das reservas de energia (gordura) é determinada pela taxa metabólica que depende da temperatura corporal e do torpor, assim, a interrupção da hibernação dos morcegos faz parte de um equilíbrio energético entre custos e benefícios, que têm que ser muito bem ponderado!
A interrupção do torpor, e consequentemente os padrões de atividade de inverno dos morcegos estão diretamente ligados às condições meteorológicas prevalecentes, em particular as temperaturas, que influenciam fortemente os padrões circadianos e o estado de torpor, que normalmente coincidem com uma maior disponibilidade de insetos voadores.

 Myotis myotis

 Rhinolophus ferrumequinum

 Myotis myotis 

 Rhinolophus hipposideros

 Rhinolophus euryale

 Myotis escalerai

 Pipistrellus pipistrellus

 Pipistrellus pipistrellus


 Myotis escalerai


 Miniopterus schreibersii

 Rhinolophus euryale

 Rhinolophus ferrumequinum



                                                              Rhinolophus ferrumequinum

Sem comentários:

Enviar um comentário