quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Rato-do-campo-de-rabo-curto



Vole, Wühlmäuse, topillo, campanols
 Microtus agrestis

O Rato-do-campo-de-rabo-curto (Microtus agrestis) é um arvícola de tamanho médio (20-50 gr) e de aspeto robusto, com focinho arredondado e cauda relativamente curta. A sua pelagem é de tom cinzento-escuro no dorso e mais pálida nos flancos, podendo em alguns caso ter tons amarelentos. As patas, garganta e ventre são geralmente esbranquiçadas ou cremosas em adultos mais velhos. Mudam a pelagem entre estações frias e quentes, sendo que nas estações frias têm uma pelagem mais densa e fina. Têm seis almofadas palmares nos pés e quatro mamas, duas peitorais e duas inguinais.


Vole, Wühlmäuse, topillo, campanols
 Microtus agrestis

O seu habitat é preferencialmente constituído por prados e pastagens densas com pouca pressão pastoril, podendo também ocorrer em plantações florestais com sub-coberto herbáceo bem desenvolvido. É mais frequente em zonas de montanha, margens pedregosas de linha de água e zonas húmidas de pastos e juncais. Contudo, a presença de uma cobertura herbácea densa é requisito fundamental para a sua presença, já que é uma espécie herbívora muito seletiva, com preferência por rebentos, folhas e caules tenros de herbáceas, podendo comer também sementes de dicotiledóneas e em menor percentagem bolbos. Ocasionalmente durante o inverno e na falta de outro alimento, pode roer a casca da base de pequenas árvores e comer pequenos invertebrados como insetos.

Vole, Wühlmäuse, topillo, campanols
 Microtus agrestis

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Um longicórneo


Sobre este pequeno coleóptero, a informação que encontramos na Internet é muito escassa e incompleta. 


Trata-se de um coleóptero pertencente à família Cerambycidae, cujos membros apresentam antenas extremamente longas que, por vezes ultrapassam o tamanho do próprio corpo. O nome comum dado em Portugal (Longicórneo) pode ser estendido a outros membros da família dos cerambicídeos.  

Os adultos podem chegar a medir 1,4 centímetros, podem ser encontrados entre Abril e Julho e têm um ciclo de vida anual.

Tanto as larvas como os adultos alimentam-se de diferentes plantas como ortigas, malvas e diversas espécies de cardos, de onde derivará o seu nome científico Agapanthia cardui

Esta espécie tem uma distribuição ampla na Europa podendo ser encontrada na maioria dos países europeus.

Este indivíduo é um adulto e foi fotografado em Maio no concelho de S. João da Pesqueira.