domingo, 27 de julho de 2014

Vouzela terra de gigantes



A visita à zona de Vouzela já andava prometida há um par de anos. E esta semana foram criadas as condições para lá dar um salto e fazer mais uma sessão de capturas de morcegos.
Cheguei ao local por volta das 20:00, montei a tenda onde iria pernoitar, depois 10 minutos para montar uma rede de 5 metros e fecha-la (as libélulas, passeriformes e escaravelhos do final de tarde são chatos de tirar das redes!!!!). Depois de comer qualquer coisa abri a rede por volata das 21:30 e embora a atividade não tenha sido muito elevada comparada com outros locais das mesmas características, foi compensada pela diversidade, e de algumas coisas mais raras. A minha velhinha rede de 5 metros, que me acompanha à cinco anos e com mais buracos que um queijo suíço capturou sete espécies: Barbastella barbastellus, Eptesicus serotinus, Myotis myotis, Myotis escalerai, Plecotus auritus, Nyctalus leisleri e o gigante Nyctalus lasiopterus.
De facto o N. lasiopterus não se captura todos os dias e embora fosse um juvenil deste ano a sua envergadura de quase meio metro metia respeito. O tamanho da pança e as 54 gr de peso indicavam ter tido uma noite bem proveitosa em termos alimentícios, muitos insetos ou um ou outro passeriforme.
Normalmente são as aves noturnas que me fazem companhia durante a noite, desta vez foi um rato-do-campo (Apodemus sylvaticus), que durante a noite não teve descanso em roer bolotas de carvalho.
 Nyctalus leisleri

 Barbastella barbastellus

 Myotis myotis 

 Nyctalus lasiopterus

 Apodemus sylvaticus

2 comentários:

Fernando Almeida disse...

Excelentes fotos! Blog muito interessante!

Paulo Barros disse...

Caro Fernando Almeida,
Muito obrigado pelas suas palavras e por visitar o nosso blog.

Enviar um comentário