domingo, 26 de janeiro de 2014

Morcego-orelhudo-cinzento (Plecotus austriacus)




A distribuição do morcego-orelhudo-cinzento (Plecotus austriacus, Fischer 1829), está restrita à Europa, Ilhas da madeira e costa atlântica de África, embora seja uma espécie comum no sul da Europa, no norte é uma espécie rara. Estudos recentes sobre os estados populacionais desta espécie, indicam que tem vindo a ter um declínio gradual nos últimos anos.
O morcego-orelhudo-cinzento, pode-se confundir como o seu congênere morcego-orelhudo- castanho. Regra geral, o pelo dorsal do morcego-orelhudo-castanho é mais escuro que o seu congénere, ventralmente é branco e a sua face é escura com pelos brancos á volta do queixo. Contudo, pessoalmente gosto mais de me guiar pela presença da almofadinha no lábio inferior e o tamanho da protuberância existente por cima do olho.
 
Pormenor da cara escura

O morcego-orelhudo-cinzento, usa ecolocalizações de baixa intensidade, curtas, multi-harmónicas e de frequência modulada. Tendo em conta estas características, os chamamentos desta esta espécie apenas podem ser detetados a curtas distâncias, inferiores a 5 m.
As colónias de criação do morcego-orelhudo-cinzento, que normalmente são constituídas por 10-50 individuos, podem ser encontradas entre abril e outubro. O morcego-orelhudo-cinzento dá á luz relativamente tarde (finai de junho até meados de julho) e as fêmeas lactantes podem ser encontradas até finais de agosto. Esta espécie tende a ocorrer em zonas humanizadas, utilizando telhados, sótãos, igrejas e celeiros ou afins. Durante a hibernação além destes locais pode também utilizar locais quentes em abrigos subterrâneos, tais como minas, grutas e tuneis, ou fissuras rochosas, que normalmente se localizam até 30 km dos locais de criação.  

 
 Pormenor da amofadinha e da protuberância



O morcego-orelhudo-cinzento, normalmente emerge após uma hora depois do pôr-do-sol e em média fica ativo durante seis horas por noite, esta atividade pode diminuir drasticamente se a temperatura do ar for inferior a 6ºC. Em média, o seu home range individual é reduzido, podendo no máximo ir até aos de 9 km2 e o da colónia 40 km2.
O morcego-orelhudo-cinzento é considerado uma espécie de áreas abertas ou de bordadura, caça em zonas de pastagens, agrícolas, matos ou na bordadura de áreas de folhosas, pode ainda utilizar também áreas suburbanas. A sua dieta inclui artrópodes e crustáceos (Bicos de conta), mas as presas mais comuns são os lepidópteros, seguidos dos dípteros, mais raramente pode alimentar-se de neuróptero, hemípteros, coleópteros, himenópteros, tricópteros e isópodes.

Pormenor dos pelos brancos á volta do queixo

Sem comentários:

Enviar um comentário