domingo, 22 de setembro de 2013

Quem disse que os morcegos não vêen!




 Promenor dos olhos de um Morcego-arborícola-grande (Nyctalus noctula)

Os morcegos que existem na nossa fauna usam o sonar (ecolocalização) para navegar em ambientes escuros, outros mamíferos (incluindo morcegos frugívoros) e aves noturnas confiam em outros sentidos tais como a visão, o olfato ou a audição. Do ponto de vista evolutivo a ecolocalização é claramente mais recente do que a visão, sendo que a visão é capaz e transmitir muito mais informação por unidade de tempo do que a ecolocalização, além do que, a informação bio-sonar tem uma resolução angular muito menor em comparação com a informação visual. Alguns estudos demonstraram que os morcegos (os que usam ecolocalização) são capazes de “desligar” a ecolocalização quando têm luz suficiente para navegar. 

Promenor dos olhos de um Morcego-orelhudo-castanho (Plecotus auritus)

Sendo assim, porque é que a maioria dos morcegos (todos da nossa fauna), optaram pela ecolocalização durante o seu desenvolvimento evolutivo?

 Promenor dos olhos de um Morcego de bechstein (Myotis bechsteinii)

A ecolocalização é certamente vantajosa em relação à visão em ambientes extremamente escuros ou na ausência total de luz, como são os abrigos subterrâneos, contudo a maior pate dos morcegos costumam emergir dos sues abrigos imediatamente após o pôr-do-sol em níveis intermédios de luz (1-10 lux). A atividade alimentar dos nossos morcegos ocorre principalmente durante as primeiras horas da noite, onde a luz crepuscular ainda se faz sentir, que coincide como os picos de abundância de insetos. O grau de dependência que os morcegos têm da visão ou da combinação da visão e ecolocalização em ambientes de luz intermédia é mal conhecida, contudo os olhos dos morcegos que usam a ecolocalização (todos da nossa fauna), parecem conferir um maior desempenho sob ambiente e condições de luminosidade característicos do anoitecer.
Estudos recentes, sugerem que entre as duas modalidades sensoriais (visão e ecolocalização), a visão é mais vantajosa para a deteção de objetos de grandes dimensões (e.g. arribas, casa, arvores, etc…) e a ecolocalização é mais vantajosa para a deteção de pequenos objetos, tais como insetos, mesmo quando existe ainda alguma luz.

 Figura adapatada de Boonman et al., 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário