sábado, 15 de junho de 2013

Caixas abrigo para morcegos high tech!

Muitos são os modelos, formas, dimensões e preços das caixas abrigo para morcegos que estão disponíveis no mercado. Uma alternativa é a reutilização de materiais usados, assim, deixo aqui um exemplo prático de como utilizar de um forma muito simples e rápida este tipo de matérias na construção de abrigos para morcegos.
Os materiais necessários para a construção e instalação deste abrigo para morcegos são: duas telhas velhas, uma rolha de cortiça usada, 40 cm de arame, um prego e um bocadinho de silicone ou outro tipo de vedante. Quanto às ferramentas, apenas necessitamos de um berbequim, um alicate, um martelo e uma escada.
Começamos por fazer quatro furos (um em cada canto) nas duas telas (sobrepostas), tendo cuidado para que a telha que irá ficar na parte inferior fique mais saliente. Numas das extremidades, entre as duas telhas colocamos uma rodela de cortiça em cada canto, para que deixe um espaço de abertura de 2-3 cm, de modo a que os morcegos possam entrar. Na outra extremidade, com o próprio arame que irá servir para pendurar o abrigo fixamos as duas telhas (uma à outra). Finalmente, de modo a impedir que a água da chuva entre para o interior das telhas, colocamos silicone na junta das duas telhas. E pronto, 15 minutos depois temos um abrigo feito!
Pormenor do furo e do berbequim.

Pormenor da fixação das telhas na parte inferior.
 
 Pormenor do silicome na junta superior das telhas.


 Pormenor da telhas inferior mais saliente.


Pormenor da abertura e da funcionalidade das rodelas de cortiça.

E pronto, 30 minutos depois temos o abrigo instalado!
 







12 comentários:

Anónimo disse...

espetacular !

Rafael Carvalho disse...

Excelente ideia!
O abrigo é superiormente vedado com silicone. Lateralmente é aberto?

Paulo Barros disse...

Cara Rafael,

Antes de mais obrigdo por acompanhar o nosso blog. Sim, o abrigo é aberto lateralmente, pois é importante para as condições interiores do abrigo. Além de que a curvatura das telhas impede a entrada direta da chuva e o vento.

Anónimo disse...

Obrigado por publicar este excelente artigo. Gostaria de saber se existe uma altura ideal para pendurar o abrigo?

Paulo Barros disse...

Caro anónimo,

Obrigado por seguir este blog e pelos seus comentários. A maior parte dos nosso morcegos voam entre os 3.5 e 5.5 metros de altura, pelo que os abrigos deverão ser colocados entre essa altura.

Paulo Barros

Anónimo disse...

Muito obrigado Paulo, tenho a possibilidade de colocar numas laranjeiras mas têm muita folhagem se calhar vou colocar numa chaminé. Imagino que o ideal seja uma zona aonde incida o sol?
João Vasco

Paulo Barros disse...

Caro João,
Sim, as laranjeiras são demasiadas pequenas e a sua folhagem é muito densa colocar es tipo de abrigos.
Quanto à possibilidade de colocar na chaminé, não sei se tem uso ou não, mas o fumo em dias de vento irregular poderá perturbar os morcegos. Pelo que eu optaria por outro local, como por exemplo uma fachada de uma parede (da casa), um poste madeira (os de telefone são perfeitos, caso tenha algum em sua propriedade) ou outras árvores.
Quanto à exposição, os abrigos deverão ficar virados para a maior exposição solar ou seja SE/SO.

Paulo Barros

Anónimo disse...

Obrigado Paulo, na verdade trata-se apenas de um pequeno quintal sem postes ou outros locais mais apropriados.. Vou ter que estudar o melhor sítio então. A chaminé raramente é usada, mas realmente um dia pode ser precisa, parceu-me o melhor sítio por ser relativamente inacessível quer por baixo quer por cima para outros animais mas facilmente acessível para um animal voador além de permitir boa exposição ao sol. Desculpe incomodá-lo com tantas questões, mas a fachada teria que ser o mais isolada possível calculo?

Paulo Barros disse...

Caro João,

Não incomoda nada e é de louvar pessoas que tenham este tipo de iniciativas. Além da exposição e da altura, quando se coloca um abrigo numa fachada é importante não o colocar por cima de portas e/ou janelas, não por causa da perturbação (pois se for a 4-5 metros de altura os morcegos não se incomodam com a entrada e saída de pessoas), mas sim do guano que poderá cair e sujar.
Paulo Barros

Beto Acioli disse...

Bom dia!
Pode-se pintar o interior de cor preta com tinta de baixo odor?
Há algo que se possa fazer para atrair os morcegos mais facilmente para as locas?

Paulo Barros disse...

Caro Beto,
Não existe informação sobre o facto de pintar com cor o interior dos abrigos tenha algum efeito positivo na utilização das caixas-abrigo por parte dos morcegos.
O facto é que todos os tipos de caixas-abrigos que se encontram no mercado não são pintados no seu interior.
Não existe nada cientificamente comprovado que atraia os morcegos para a utilização dos morcegos, contudo as questões técnicas da sua colocação e a sua tipologia é fundamental para uma taxa de ocupação mais elevada.
Com os melhores cumprimentos
Paulo Barros

Unknown disse...

nada ñ

Enviar um comentário