domingo, 20 de março de 2011

Sorex granarius


Taxonomia:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Insectivora
Família: Soricidae
Género: Sorex
Espécie: Sorex granarius
Nome comum: Musaranho-de-dentes-vermelhos
  
Identificação: Mamífero insectívoro, de aspecto e forma parecido com o rato doméstico, o seu focinho comprido que afunila bruscamente adquire uma forma cónica e provido de pêlos sensoriais, o desenvolvimento do sentido do tacto para a exploração e detecção de alimento fez com que a vista perde-se alguma funcionalidade. A sua pelagem é curta, densa e macia. Em Portugal os musaranhos separam-se entre os que têm os dentes brancos (Croccidura russula, Croccidura suaveolens e Suncus etruscus) e os que têm os dentes vermelhos (Sorex minutus, Sorex granarius e Neomys anomalus) além da coloração dos dentes as orelhas podem ser uma característica para os distinguir, visto que os que têm dentes brancos têm também as orelhas sobressaídas da pelagem.
Promenor da coloração vermelho dos dentes

Distribuição: O musaranho-de-dentes-vermelhos tem uma distribuição restrita a uma faixa litoral do Noroeste da Península Ibérica e no interior Centro às Serras de Gredos e Guadarrama. Em Espanha, está por confirmar a sua presença a norte do Sistema Central e em certos enclaves da Cordilheira Cantábrica. Em Portugal, ocorre a Norte do Tejo, nas zonas de clima atlântico.
Habitat: As áreas preferidas pelo Sorex granarius caracterizam-se por apresentar uma temperatura média anual entre os 3º e 15ºC, com Invernos frios ou extremamente frios, e com uma precipitação anual superior a 600mm, localizando-se em níveis bio-climáticos Supra ou Oromediterrânico, desde os 500 até aos 2000m de altitude. Esta espécie ocorre frequentemente em faiais, pinhais, carvalhais e sobreirais, assim como em zonas em que os bosques autóctones tenham sido substituídos por campos de cultivo ou bosques de Castanea sativa o Pinus pinaster. Acima do nível florestal, a espécie tem sido capturada em zonas de afloramento rochoso graníticos próximo de pastagens.
Reprodução: A reprodução ocorre na Primavera e Verão, o período de gestação é de 13-19 dias e o número de crias por ninhada varia entre 5 e 7. Os exemplares alcançam a maturidade sexual ao segundo ano de vida e raramente chegam a sobreviver mais do que 3 anos.
Alimentação: O musaranho-de-dentes-vermelhos tem uma dieta carnívora, constituída por invertebrados, entre os quais predominam os anelídeos, insectos, aracnídeos e moluscos.
Predadores: Os estudos demonstram que esta espécie faz parte frequentemente da dieta alimentar da Corruja-das-torres (Tyto alba), Corruja-do-mato (Strix aluco), da Gineta (Genetta genetta), da Raposa (Vulpes vulpes), da Fuinha (Martes foina), Gato-bravo (Felis silvestris), Gato doméstico (Felis catus) e da Víbora-cornuda (Vipera latastei).
Estatuto de conservação:
De acordo como o Livro Vermelho de Vertebrados de Portugal (LVVP), o Musaranho-de-dentes-vermelhos é um Endemismo Ibérico e está classificado como “Informação Insuficiente”.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá. Posso perguntar onde o fotografaram? Gostaria de saber se existe na minha zona (Montemor-o-Velho) Cumes obrigado

Paulo Barros disse...

Caro anónimo.

Este exemplar em particular foi fotografado no Norte de Portugal, quanto a sua distribuição, os registos desta espécie são a norte do Rio Tejo, em zona de influência de clima atlântico.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Barros

Enviar um comentário