sábado, 22 de maio de 2010

boscai Vs helveticus

O tritão-palmado (Triturus helveticus) está listado como Vulnerável (VU) no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, enquanto que o tritão-de-ventre–vermelho (Triturus boscai) como Pouco Preocupantes (LC). Estas duas espécies podem ocorrer em sinpatria, por isso quando andarem no campo não os confundam, aqui fica uma dica para os distinguir.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Duas espécies e um abrigo

Um destes, estava a fazer inversão de marcha num caminho de terra batida, e quando olhei pelo retrovisor vi uma coisa a subir pela parede acima num palheiro de tijolos, à primeira vista pensei que fosse um réptil qualquer, mas pareceu-me muito estranho…. Depois de virar o carro fui buscar a minha máquina e quando vi que se tratava de dois morcegos, fiquei surpreendido, isto porque eram 2-3 da tarde. Intrigado pelo facto dos morcegos estarem activos em plena luz do dia, fui tentar perceber a razão.

Quando descobri que estes morcegos (Pipistrellus Kuhlii) se abrigavam dentro de um tijolo percebi logo o que se passava. O mesmo buraco estava a ser partilhado por uma pequena colónia de morcegos (8-10) indivíduos e um exame de abelhas.

Muito embora estas duas espécies tenham períodos de actividades diferente, ao que parece a partilha de abrigos não é lá muito pacífica.

sábado, 1 de maio de 2010

Armadilhagem fotográfica

O meu fascínio pelos mamíferos, já vem desde há muito tempo mas sentia-me frustrado quando ia ao campo para os ver, mas a única coisa que se ia vendo eram apenas indícios.

Deste modo, e sabendo que a alternativa que tinha para saber e ver os “bichos” que andavam pelo campo, teria que ser por maquinas fotográficas/vídeo, mas que não estavam ao alcance de qualquer um, nem a tecnologia estavam tão evoluída como no presente…

Agora que a tecnologia está mais acessível, adquiri 2 câmaras fotográficas para satisfazer a minha curiosidade pelos “bichos”.

Figura 1: Câmara fotográfica


Apesar de o tempo livre ser muito escasso, as máquinas já foram colocadas 4 ou 5 vezes; Aqui ficam alguns do resultados:

Figura 2: Corço (Capreolus capreolus)


Figura 3: Fuinha (Martes foina)


Figura 4: Leirão (Eliomys quercinus)


Figura 5: Raposa (Vulpes vulpes)


Aqui tive a visita de um Gaio que se encarregou de me levar todo o isco colocado…

Figura 6: Gaio (Garrulus glandarius)