quinta-feira, 6 de maio de 2010

Duas espécies e um abrigo

Um destes, estava a fazer inversão de marcha num caminho de terra batida, e quando olhei pelo retrovisor vi uma coisa a subir pela parede acima num palheiro de tijolos, à primeira vista pensei que fosse um réptil qualquer, mas pareceu-me muito estranho…. Depois de virar o carro fui buscar a minha máquina e quando vi que se tratava de dois morcegos, fiquei surpreendido, isto porque eram 2-3 da tarde. Intrigado pelo facto dos morcegos estarem activos em plena luz do dia, fui tentar perceber a razão.

Quando descobri que estes morcegos (Pipistrellus Kuhlii) se abrigavam dentro de um tijolo percebi logo o que se passava. O mesmo buraco estava a ser partilhado por uma pequena colónia de morcegos (8-10) indivíduos e um exame de abelhas.

Muito embora estas duas espécies tenham períodos de actividades diferente, ao que parece a partilha de abrigos não é lá muito pacífica.

Sem comentários:

Enviar um comentário