domingo, 19 de dezembro de 2010

Espécies de Quirópteros DD


Um taxon considera-se com Informação Insuficiente (DD) quando não há informação adequada para fazer uma avaliação directa ou indirecta do seu risco de extinção, com base na sua distribuição e/ou estatuto da população. Um taxon nesta categoria pode até estar muito estudado e a sua biologia ser bem conhecida, mas faltarem dados adequados sobre a sua distribuição e/ou abundância, não constitui por isso uma categoria de ameaça. Classificar um taxon nesta categoria indica que é necessária mais informação e que se reconhece que investigação futura poderá mostrar que outra classificação seja apropriada, assim é importante que seja feito uso de toda a informação disponível. Em Portugal Continental existem 3 espécies classificadas de Criticamente em Perigo (CR), 1 Em Perigo (EN), 5 Vulnerável (VU), 6 Pouco Preocupante (LC) e 9 Informação Insuficiente (DD) (Cabral et al., 2005).
O grupo dos mamíferos destaca-se por apresentar uma maior percentagem de espécies com Informação Insuficiente (DD) (28%), dos quais os Quirópteros têm um peso significativo, já que das 24 espécies que ocorrem no território continental, 9 (37,5%) estão classificadas como DD (Cabral et al., 2005) principalmente devido ao défice de dados de espécies florestais.
Os resultados obtidos em 2009 e 2010 no Norte e Centro do País, permitiu-me realizar 58 sessões de amostragem e a identificação de 419 indivíduos, dos quais, foi possível inventariar 20 espécies de morcegos, permitindo obter dados de distribuição para 7 espécies DD (Myotis emarginatus, Myotis mystacinus, Hypsugo savii, Nyctalus leisleri, Nyctalus Noctula, Barbastella barbastellus e Plecotus auritus).
Os dados obtidos indicam que algumas espécies DD podem ter uma distribuição mais ampla da actualmente conhecida, já que por exemplo a presença do Hypsugo savii foi confirmada em 25,9% e o Nyctalus leisleri em 22,4% da totalidade dos pontos de captura.
A tendência para subestimar a distribuição das espécies classificadas como DD deve-se principalmente pela dificuldade de observação/identificação/confirmação destas espécies.

Myotis emarginatus 
Myotis mystacinus
 Hypsugo savii
Nyctalus leisleri
Nyctalus noctula
Barbastella barbastellus
Plecotus auritus



Sem comentários:

Enviar um comentário