sábado, 2 de outubro de 2010

Mudança de casa!


As migrações entre abrigos, é um fenómeno bem conhecido. Por exemplo, o anilhamento de Pipistrellus nathusii na Europa, permitiu fazer alguns estudos em especial sobre as suas migrações, a maior distância percorrida por esta espécie migradora foi de 1905 km. Durante o Outono migram para o SO da Europa principalmente ao longo da costa e vales de grandes rios, podendo também migrar por cima de altas montanhas como os Pirenéus e Alpes. A capacidade migratória desta espécie é de 29-48Km por noite, mais raramente alguns animais conseguem percorrer 80km.

O anilhamento de algumas espécies em Portugal também tem permitido, a observação deste tipo de movimentações, o exemplo exposto é um indivíduo de Miniopterus schreibersi anilhado em 2006 na zona de Carviçais (Torre de Moncorvo) e observado em 2009 em Sande (lamego) a mais de 80 km.

2 comentários:

AR∑A disse...

Olá,

Somos um grupo do 12ºG da Secundária Almeida Garrett de Vila Nova de Gaia. No âmbito da disciplina de Área de Projecto, em que o tema do nosso trabalho é "Tráfico de animais exóticos e consequências da sua invasão nos ecossistemas endémicos portugueses", gostaríamos que nos informassem sobre actividades e campanhas que possam ser inseridos no nosso projecto e em que teríamos todo o gosto em participar se ocorrerem neste ano lectivo de 2010/2011.
Temos como objectivos fomentar o gosto pela observação de animais no estado selvagem ao invés de os possuir, alertar para o tráfico, para as consequências da compra de animais exóticos, da invasão dos mesmos nos habitats portugueses e valorizar as espécies endémicas. Numa fase mais avançada do nosso trabalho apadrinharemos um animal vítima de tráfico como exemplo para todos os que desejem contribuir.
Será com prazer que divulgaremos o nosso trabalho e também o das sociedades e instituições que pretendam apoiar-nos, na nossa comunidade escolar em mais um esforço para a protecção da Natureza e da Biodiversidade (no ano da qual nos encontramos).
Muito obrigado pela atenção!

Paulo Barros disse...

Caros alunos,

Antes de mais os parabéns pela vossa iniciativa de fomentar o gosto pela observação de animais no seu habitat natural.
Infelizmente as pessoas que compõem este blog não organizam saídas programadas, todos os nossos post são relativos a observações que realizamos no dia-a-dia durante a nossa actividade de lazer ou profissional.
Obrigado por nos terem visitado e continuação de bom trabalho árduo na Protecção da natureza e Biodiversidade.

Paulo Barros

Enviar um comentário