segunda-feira, 26 de abril de 2010

Bat's in the net

A época de capturas de morcegos deste ano está a aproximar-se (assim que o tempo estabilizar), e nada melhor do que fazer uma retrospectiva das capturas realizadas no ano de 2009. Depois de percorridos mais de 2500Km, 100 horas passadas ao relento (e muitas delas dentro de água), consegui realizar 29 pontos de amostragem (com capturas efectivas), distribuídos pelo Norte e Centro de Portugal Continental, nos quais foram capturados 225 indivíduos, de 18 espécies diferentes, que representam 75% das espécies existentes e consideradas actualmente para Portugal Continental.

Os resultados obtidos, permitiram a aquisição de novos dados para espécies com Informação Insuficiente (DD), assim como para as espécies com estatuto de ameaça (CR, VU, EN), e ainda a confirmação da presença do Myotis escalerai e do Myotis daubentonii morfotipo nathalinae para o Norte de Portugal Continental.

O número de capturas por espécie foi a seguinte:

Rhinolophus hipposideros VU (n=1)

Rhinolophus euryale CR (n=1)

Myotis bechsteinii EN (n=1)

Myotis myotis VU (n=7)

Myotis escalerai VU* (n=14)

Myotis emarginatus DD (n=4)

Myotis mystacinus DD (n=7)

Myotis daubentonii nathalinae LC (n=40)

Pipistrellus pipistrellus LC (n=33)

Pipistrellus kuhlii LC (n=5)

Pipistrellus pygmaeus LC (n=2)

Hypsugo savii DD (n=16)

Nyctalus leisleri DD (n=13)

Eptesicus serotinus LC (n=40)

Barbastella barbastellus DD (n=4)

Plecotus auritus DD (n=4)

Plecotus austriacus LC (n=28)

Miniopterus schreibersii VU (n=5)

* Estatuto considerado para o Myotis nattereri


Embora se fale muito na protecção de abrigos, quer de hibernação quer de reprodução, como medida de conservação para morcegos, os locais de “swarming” representam locais sensíveis e fulcrais para a conservação deste grupo faunístico. Apesar de muitos abrigos classificados como “de Importância Nacional para morcegos” possam ser locais de “swarming”, outros que não têm os critérios mínimos para a sua classificação, podem representar uma mais-valia para a conservação de morcegos. Deste modo, seria bom começarmos a pensar em incluir na listagem dos abrigos “de Importância Nacional para morcegos”, os abrigos que sejam locais de “swarming”, como por exemplo a mina de Vila Cova.

Não poderia escrever este post sem agradecer a todos aqueles que me fizeram companhia durante algumas das noite, nomeadamente ao Carlos Rodrigues, Diana Balsa, Hélia Gonçalves (mais a Luna e a Bolinha), Luís Braz, Joana Medeiros, João Gaiola, Paulo Travassos e ao meu tio Chico agricultor há mais de 50 anos pelas suas histórias de lobos, leirões e outros bichos que me contou enquanto esperava pelos morcegos. Um agradecimento especial à Estação Biológica de Doñana em particular ao Javier Juste e toda sua equipa pela confirmação genética de alguns exemplares. E finalmente a todas as Corujas que me fizeram companhia nas noites que passei sozinho.

3 comentários:

João Gaiola disse...

Parabéns Paulo, pelo excelente trabalho que tens vindo a desenvolver.
Um abraço

Luís Braz disse...

Paulo, parabéns pelo trabalho, só mesmo a paixão e a curiosidade é que podem motivar tal esforço (voluntarioso).
Agradeço igualmente a oportunidade, a companhia, e as lições de campo, no campo....
Um abraço.

César Oliveira disse...

Bom trabalho, irei seguir.Parabéns.

Enviar um comentário