terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Gomphus graslinii



Introdução:

O Gomphus graslinii é uma espécie de Odonata que apenas ocorre na França, Espanha e Portugal, é dependente de cursos de água doces, a presença desta espécie na Região Atlântica, Mediterrânica e Continental foi avaliada como reduzida, desconhecida e insuficiente, respectivamente. Em algumas partes de França o seu estado é favorável, contudo o conhecimento desta espécie em Espanha e Portugal continua muito desconhecida e carece de informação e conheciemnto.

Habitat:

Esta espécie Parece preferir águas correntes mas lentas mas sem períodos de estio, com uma largura média de largura média (1-4 m de largura), planos de água ensolarados e margens sombreadas, com vegetação emergente nas margens e sem períodos de estiagem. Os troços preferidos por resta espécie são as zonas terrosas ou lodosas das partes lênticas dos cursos de água.

Estatuto legal:

Espécie esta incluída na Directiva Habitats nomeadamente no anexo BII o qual designa espécies animais e vegetais de interesse comunitário cuja conservação exige a designação de zonas especiais de conservação e BV que designa as espécies animais e vegetais de interesse comunitário que exigem uma protecção rigorosa.

Estatuto de conservação:

De acordo com a UICN este espécie é classificada como “Near Threatened”.

Referências e sites:




Sem comentários:

Enviar um comentário