sábado, 30 de junho de 2018

Diálogo entre mãe & cria


Estudos realizados durante 3 anos entre o fim junho e meados de agosto, que coincide como os primeiros voos dos juvenis e dispersão das colónias de maternidade, onde são observados “voos em tandem” entre mãe e filho(a), revelaram que existem chamamentos sociais típicos e distintivos dos juvenis em particular no género Pipistrellus, que são constituídos por apenas um pulso.
Este tipo de pulsos são inicialmente de frequência modulada (FM), tomando depois uma forma de frequência quase-constante (QCF), para depois tomar uma modulação ascendente e em alguns casos (não neste da imagem) é finalizada como uma parte de frequência constante (CF).

Mãe e cria de Pipistrellus pygameus em "voo tandem" socializando

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Apontamentos fugazes: morcego-rabudo (Tadaria teniotis)


O morcego-rabudo (Tadaria teniotis) é uma espécie de distribuição Paleártica, comum em toda a área mediterrânica, em particular em Portugal, Espanha, toda a franga do sul da Europa até aos Balcãs, Turquia, Israel, Palestina e Jordânia. No norte da África, a sua presença é confirmada em Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito. Em Portugal, em áreas de habitat adequado é uma espécie relativamente comum. As suas colónias são muito variáveis, podendo ser de poucos indivíduos até algumas centenas. É uma espécie eminentemente sedentária mas de grande mobilidade circadiana, que se alimenta em espaços abertos, a várias dezenas ou mesmo centenas de metros acima do solo, sobre espaços temperados e/ou semi-áridos, assim como zonas húmida (e.g. por cima de grandes massa de água), onde caça espécies á deriva ou levadas por massa de ar, em particular lepidópteros.
Poderão saber mais detalhes sobre esta espécie AQUI