domingo, 22 de outubro de 2017

Tempo de lavar os sacos

O bom tempo está acabar e a atividade dos morcegos está a diminuir cada vez mais e mais rapidamente, até entrarem em hibernação. Em modo de encerramento da época de capturas, faremos uma curtíssima resenha sobre os trabalhos de capturas realizados este ano.


Assim, foram amostradas 13 quadrículas UTM 10X10 (4 das quais novas quadrículas amostradas), distribuídas por 8 concelhos, desde Bragança a Castanheira de Pêra que permitiram capturar 17 espécies:
Rhinolophus euryale
Rhinolophus hipposideros
Myotis bechsteinii
Myotis blythii
Myotis emarginatus
Myotis escalerai
Myotis myotis
Myotis mystacinus
Pipistrellus kuhlii
Pipistrellus pipistrellus
Pipistrellus pygmaeus
Hypsugo savii
Nyctalus leisleri
Eptesicus serotinus
Barbastella barbastellus
Plecotus auritus
Plecotus austriacus


 Pipistrellus kuhlii

 Nyctalus leisleri

 Barbastella barbastellus

 Nyctalus leisleri

 Myotis mystacinus

 Myotis daubentonii

 Barbastella barbastellus

Miniopterus schreibersii

domingo, 1 de outubro de 2017

Porque é que os morcegos dormem de cabeça para baixo?


Quando se fala sobre morcegos como os mais pequenotes, uma das perguntas mais frequente é: Porque é que os morcegos dormem de cabeça para baixo?



De facto, para os humanos dormir de cabeça para baixo é incompreensível. Então qual é a principal razão pela qual estas criaturas optaram por passar o dia dormindo de cabeça para baixo e passarem todo o inverno nesta postura? A principal razão é para diminuir a possibilidade de predação, esta posição é uma estratégia evolutiva que permite escolher locais altos ou pouco acessíveis onde os predadores terrestres não são capazes de aceder. Esta postura tem outras vantagens para evitar predação, entre as quais, poderem entrar em voo muito rapidamente, visto que estando em locais altos, apenas têm que se deixar cair para entrarem em voo.



Outra pergunta que a pequenada faz é: eles não se cansam de estarem pendurados de cabeça para baixo?




Contrariamente à grande maioria dos animais, incluindo os seres humanos, que temos que fazer força para fechar as extremidades dos nosso membros, os tendões dos morcegos sofreram adaptações de tal maneira que a postura de estarem pendurados não requer qualquer gasto de energia ou força, já que o seu próprio peso faz como que a exterminada dos dedos dos pés fechem por intermédio de um tendão adaptado para o efeito. Deste nodo, a postura de pendurado de cabeça para baixo não requer qualquer contração muscular e esta adaptação é tão eficaz, que muitas vezes são encontrados morcegos mortos nesta posição.