sábado, 24 de outubro de 2015

WebSIG III

Após mais um ano de recolha de informação, o Sistema de Informação Geográfico em plataforma Web (WebSIG) do nosso bolg está cada vez mais composto. Neste momento contamos com mais de 3000 observações distribuídas por 120 quadrículas 10X10Km e já contamos com informação para todas as 25 espécies de morcegos ocorrentes no nosso Território Continental.
O principal objetivo deste WebSIG é permitir aos nossos leitores mais interessados neste grupo faunístico, ter um acesso rápido e fácil à informação, assim como oferecer um sistema de mapas dinâmicos e funcionais para navegar e consultar sobre a distribuição das diferentes espécies por nós registadas.

Para isso basta selecionarem a espécie através do “scroll” que está de baixo da entrada “Mapa de Observações de Morcegos” na barra lateral deste Blog.

Morcego-de-ferradura-grande (Rhinolophus ferrumequinum)

Morcego-de-ferradura-pequeno (Rhinolophus hipposideros)

Morcego-de-ferradura-mediterrânico (Rhinolophus euryale)

Morcego-de-ferradura-mourisco (Rhinolophus mehelyi)

Morcego-de-bechsteini (Myotis bechsteinii)

Morcego-rato-grande (Myotis myotis)

Morcego-rato-pequeno (Myotis blythii)

Morcego-de-franja-do-norte (Myotis escalerai)

Morcego-lanudo (Myotis emarginatus)

Morcego-de-bigodes (Myotis mystacinus)

Morcego-de-água (Myotis daubentonii)

Morcego-anão (Pipistrellus pipistrellus)

Morcego-de-kuhl (Pipistrellus kuhlii)

Morcego-pigmeu (Pipistrellus pygmaeus)

Morcego-de-savi (Hypsugo savii)

Morcego-arborícola-pequeno (Nyctalus leisleri)

Morcego-arborícola-grando (Nyctalus noctula)

Morcego-arborícola-gigante (Nyctalus lasiopterus)

Morcego-hortelão-escuro (Eptesicus serotinus)

Morcego-hortelão-claro (Eptesicus isabelinus)

Morcego-negro (Barbastella barbastellus)

Morcego-orelhudo-castanho (Plecotus auritus)

Morcego-orelhudo-cinzento (Plecotus austriacus)

Morcego-de-peluche (Miniopterus schreibersii)

Morcego-rabudo (Tadarida teniotis)


domingo, 11 de outubro de 2015

Reprodução do cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa)

Resto de uma postura de Mauremys leprosa 

As fêmeas de cágado-mediterrânico (Mauremys leprosageralmente atingem a maturidade sexual entre os 10-15 anos de idade enquanto que os machos amadurecem sexualmente mais cedo, em torno dos 8-12 anos e em estado natural, a longevidade desta espécie é de 50 anos, podendo em alguns caso atingir os 100 anos de idade. O acasalamento desta espécie ocorre normalmente na primavera, e as posturas são realizadas a partir do final de maio até meados de julho. Para realizar as posturas, as fêmeas procuram um local adequado, geralmente com o solo seco, vegetação escassa e uma exposição predominantemente a sul. Após encontrar o local ideal a fêmea escava durante 30 a 90 minutos um buraco no solo onde durante a noite depositará os seus ovos, o solo do fundo do buraco que normalmente é de 10-15 cm de largura e 5-10 cm de profundidade, é suavizado com terra remexida e impregnada de urina. Após este ritual de escavação e preparação do local, deposita entre 3 e 13 ovos com 28-38 X 16-21 mm de tamanho. Após a postura o buraco é preenchido com terra molhada e vegetação, de modo a proporcionar o arejamento e humidade aos ovos, após 90-130 dias (dependendo da temperatura ambiente) as crias de Mauremys leprosa eclodem.