Bats may be mysterious and misunderstood, but the earth’s only flying mammals are essential to our global environment. Discover how bats contribute to our rich biodiversity and well-being, through pollination, seed dispersal, insect control and other eco-services in rainforests, woodlands, wetlands, grasslands, deserts and cities.
sábado, 23 de outubro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Verão até ao S. Martinho
Factores com a disponibilidade alimentar e as condições meteorológicas, ditam o momento da hibernação dos animais e os répteis não são excepção. Estamos a chegar quase a Novembro, e o momento de “adormecer”, parecer tardar em chegar. Ainda hoje enquanto andava a apanhar uns cogumelos tropecei num sardão juvenil, que aproveitava timidamente os raios de solo.
sábado, 2 de outubro de 2010
Mudança de casa!
As migrações entre abrigos, é um fenómeno bem conhecido. Por exemplo, o anilhamento de Pipistrellus nathusii na Europa, permitiu fazer alguns estudos em especial sobre as suas migrações, a maior distância percorrida por esta espécie migradora foi de 1905 km. Durante o Outono migram para o SO da Europa principalmente ao longo da costa e vales de grandes rios, podendo também migrar por cima de altas montanhas como os Pirenéus e Alpes. A capacidade migratória desta espécie é de 29-48Km por noite, mais raramente alguns animais conseguem percorrer 80km.
O anilhamento de algumas espécies em Portugal também tem permitido, a observação deste tipo de movimentações, o exemplo exposto é um indivíduo de Miniopterus schreibersi anilhado em 2006 na zona de Carviçais (Torre de Moncorvo) e observado em 2009 em Sande (lamego) a mais de 80 km.
Subscrever:
Mensagens (Atom)