domingo, 15 de maio de 2011

O que parecia ser não era

  Callimorpha (Euplagia, Panaxia) quadripunctaria

Andava pelo campo, quando ao longe vi o que me parecia ser uma Callimorpha (Euplagia, Panaxia) quadripunctaria, espécie prioritária do Anexo B-II da Directiva habitat, cuja conservação exige a designação de Zona de Especial Conservação. Disse então para os meus botões,”É desta vez que consigo tirar umas fotos de jeito a esta gaja”.
Azar! Ou mais sorte, pois verifiquei que não se tratava da “gaja”, mas sim de uma Atlantarctia tigrina, borboleta nocturna que nunca tinha observado e fotografado!
 Atlantarctia tigrina

A Atlantarctia tigrina, tem uma envergadura de 41-51 mm. E pode ser confundida com a Arctia caja, duas das principais diferenças entre estas espécies são a banda alaranjada na bordadura das asas inferiores e a ponta do abdómen preto, presente na Atlantarctia tigrina, e ausente na Arctia caja.
 Atlantarctia tigrina

Atlantarctia tigrina

 O seu período de voo é normalmente entre Abril e Junho.

3 comentários:

Eduardo Marabuto disse...

É uma bela borboleta mas não se trata da Arctia caja, espécie algo rara em Portugal e limitada ao extremo norte, até à latitude de Aveiro, mais ou menos mas sim de uma Atlantarctia tigrina, mais comum e que tem um voo primaveril entre finais de Abril e Junho. É mais abundante em montanhas supra-mediterrânicas mas também existe no Maciço calcário Estremenho.
cumprimentos.

Paulo Barros disse...

Olá Eduardo,

Obrigado pela correcção.

Rafael Moreira disse...

Olá, Nunca vi uma Atlantarctia tigrina mas Euplagia, Panaxia já vi bastantes, já a algum tempo que não frequento a zona onde é normal observa-las mas quando passar por lá tiro umas fotos e coloco no meu blog.

Enviar um comentário