quinta-feira, 21 de junho de 2018

Apontamentos fugazes: morcego-rabudo (Tadaria teniotis)


O morcego-rabudo (Tadaria teniotis) é uma espécie de distribuição Paleártica, comum em toda a área mediterrânica, em particular em Portugal, Espanha, toda a franga do sul da Europa até aos Balcãs, Turquia, Israel, Palestina e Jordânia. No norte da África, a sua presença é confirmada em Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito. Em Portugal, em áreas de habitat adequado é uma espécie relativamente comum. As suas colónias são muito variáveis, podendo ser de poucos indivíduos até algumas centenas. É uma espécie eminentemente sedentária mas de grande mobilidade circadiana, que se alimenta em espaços abertos, a várias dezenas ou mesmo centenas de metros acima do solo, sobre espaços temperados e/ou semi-áridos, assim como zonas húmida (e.g. por cima de grandes massa de água), onde caça espécies á deriva ou levadas por massa de ar, em particular lepidópteros.
Poderão saber mais detalhes sobre esta espécie AQUI

2 comentários:

Xabier Prieto Espiñeira disse...

Boas, Paulo.
Na Galiza sei que há citas históricas no val do Támega (Verim). Conheces a distribuiçom actual da espécie mais ao Norte? Nom lembro se o Manu Arzúa me tem falado algo disso.

Unknown disse...

Hai datos en máis zonas. Quizáis có tempo vaia aparecendo mais ó norte. Pero dos datos que había dos 80-90 foi aumentando bastante http://www.morcegosdegalicia.org/mapa_especies.php?id_info=22&idioma=gl&gen=10

Enviar um comentário