sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Distribuição de morcegos


Tendo em conta que a informação disponibilizada sobre a distribuição das espécies de quirópteros presentes em Portugal Continental em quadrículas 10X10km UTM é escassa, decidi criar (com a ajuda imprescindível do Martiño) um Sistema de Informação Geográfico em plataforma Web (WebSIG) com as observações dos últimos três anos de trabalho de campo de capturas, assim como as observações de alguns dos membros e leitores deste blog. O principal objetivo deste WebSIG é permitir aos nossos leitores mais interessados neste grupo faunístico, ter um acesso rápido e fácil à informação, assim como oferecer um sistema de mapas dinâmicos e funcionais para navegar e consultar sobre a distribuição das diferentes espécies por nós registadas.
Para isso basta selecionarem a espécie através do “scroll” que está de baixo da entrada “Mapa de Observações de Morcegos” na barra lateral deste Blog.

6 comentários:

João Paula disse...

Parabéns Paulo por esta iniciativa. Um verdadeiro serviço publico! Grande abraço

Marco Fachada disse...

Obrigado pelo valioso contributo! 1 abraço

Luís Braz disse...

Parabéns pela iniciativa Paulo. Abraço

Daniel Ferreira disse...

Muito bom! Parabéns

Pedro Pereira disse...

Muito obrigado pela excelente ferramenta e iniciativa. Eu já estou a utilizá-la e surgiu-me a seguinte dúvida: Como poderei citá-la em relatórios/trabalhos/manuscritos? Existe alguma forma recomendada pelos autores para o fazer?

Cumprimentos.

Paulo Barros disse...

Caro Pedro,

Ante de mais fico contente pelo facto deste tipo de informação ser útil, já que era mesmo essa a sua finalidade. Quanto ao tipo de citação, todos estes dados serão incluídos no Atlas de Morcegos de Portugal, que será publicado ainda durante este anos (espero!).

Enviar um comentário